quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Aula 17 e 18 - 11 de novembro de 2016

Nesta aula trabalhou-se em em 3 dimensoes. Primeiro foi proposta a criação de uma ferramenta que origina-se um peça de xadrez, elegendo o "bispo". A construção da peça é feita a partir da criação de circunferencias de nivel que definam uma superficie. A ferramenta iria originar este objeto num ponto determinado por quem a utilizasse.

Primeiro definiu-se um ponto de vista (VPOINT) situado no espaço) (1,-1,1), trabalhando numa perspetiva axonométrica em shademode.





Começa-se por definir o circulo da base com centro coincidente com o do referencial (0,0,0) e 3 outros com alturas e raios diferentes.










A partir desta informação gera-se com o comando LOFT uma superficie fechada.




Com base nisto pode-se proceder a criação da ferramenta. Começa-se por registar a informação dos circulos, que terão centros alinhados mas alturas e raios diferentes.





Tenta-se então criar um "bispo", isto é, com um topo mais fino, reduzindo, para o efeito, o raio do circulo mais alto.




Para foramlizar esta informação e tranformá-la numa macro transferiu-se um ficheiro existente a partir da pagina do docente Luís Romão



Esta informação já compreendia a opção de selecionar um ponto que defina o eixo coincidente com os centros das varias circunferencias, isto é, da peça, a marcar no plano XY, opção determinada pelo comando "ucs" e determinando que esse ponto será a origem do eixo cartesiano.






Tendo a informação dos circulos seria necessário automatizar o commando LOFT para gerar as superficies, e ordenando que a informação de cada elemento nova vá sendo guardada de forma transversal, através de informação existente nos ficheiros transferidos.





A informação dos circulos pode ser alterada conforme o volume que se pretende criar.





É então introduzido o tema do caráter pseudo aleatório, através de uma macrotransferida que permite que a informação dos circulos seja alterada de modo não determinado num conjunto de possibilidades que se define.







Isto permite a criação de peças distintas com informação variável e não previsivel.



 De seguida propôs-se fazer a secção caracteristica da peça "bispo", feita através da criação de um volume paralelepipedico que intersetasse o objeto inicial e cujo volume de interseção fosse excluido do primeiro. Para o efeito foi introduzido o comando BOX e SUBTRACT.







Na segunda parte da aula foi expolicado como a obtenção da informação sobre a posição de um ponto poderia ser util na criação de uma macro. Localizando o ponto no plano (getpoint) torna-se util saber como obter informação desse ponto a posteriori. Introduzem-se dois conceitos: CAR: aciona lista que dá o valor de X; CDR: aciona lista que dá o valor de Y e Z, mas não de X. 







Esta informação torna-se util por exemplo na criação de uma macro que que una as diagonais de um retangulo que represente a secção de madeira pobre.



As coordenadas dos pontos podem ser determinadas em função das coordenadas dos 2 pontos que definem o retangulo onde serão marcadas as diagonais, uma vez que pt4 terá como X car de pt1 e como Y cdr de pt2, e pt3 terá como X car de pt2 e como Y cdr de pt1, bastando depois automatizar a criação dos segmentos pt1-pt2 e pt3-pt4.









De seguida, no âmbito do trabalho do pormenor, foram transmitidos todos os tipos de informação que deveria estar presente em linhas, correspondendo a cada uma layer nova, com cor preta. Também foi ensinado como bloquear a escala das janelas do model view em paperspace com a opção lock.





 Para além da espessura das linhas, foi referido o tipo de traçado que poderia ser determinado nas propriedades de cada linha. Fez-se para isso a descarga com um ficheiro (acadiso.lin) com toda a informação que se queria. Foram utilizados os seguintes estilos:

Hidden
Border
Dashdot
Divide

Foi aplicado um estilo diferente a cada quadrado.













O intervalo dos traços interrompidos por exemplo pode ser alterado também nas propriedades da linha.


Por fim, pode-se associar um tipo de traço a uma cor utilizada em desenho que, na impressão, saí com a configuração escolhida.


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